Escala Musical


A Escala musical é dividida entre escala cromática e escala diatônica.

A Escala cromática é aquela formada por todos os semitons que existem entre as notas ou graus de uma oitava, para cada meio tom acima de uma nota usa-se # (sustenido) e meio tom abaixo usa o b (bemol). Nesse momento você pode se confundir, pois bemois e sustenidos se equivalem nos sons em determinadas situações, mudando somente a nomenclatura, como, por exemplo: Dó# e Réb. Também é bom aprender desde já que não existe Si# e Mi# e nem Dób e Fáb.

A Escala diatônica é a sequência de oito notas ou graus constituídos em sua formação de 5 tons e 2 semitons. Estas notas podem vim de forma ordenada, sendo chamada de grau conjunto (ex.: Dó, Ré, Mi...) ou de forma desordenada ou grau disjunto (ex.: Dó, Mi, Sol...). Cada grau ou nota desta são denominadas por algarismo romano, sendo que sempre o valor de I é igual ao VIII, sendo a regra geral assim: I: Tom; II: Tom; III: Tom; IV: Semitom; V: Tom; VI: Tom; VII: Tom e VIII: Semitom. Abaixo segue as escalas diatônicas de tom maior:

Dó= {I: Dó; II: Ré; III: Mi; IV: Fá; V: Sol; VI: Lá; VII: Si; VIII: Dó}

Observe que entre Mi e Fá a mudança é de meio tom, ocorrendo também entre Si e Dó, completando assim os dois semitons da regra, os demais são espaçados em um tom.

Ré= {I: Ré; II: Mi; III: Fá#; IV: Sol; V: Lá; VI: Si; VII: Dó#; VIII: Ré}
Mi= {I: Mi; II: Fá#; III: Sol#; IV: Lá; V: Si; VI: Dó#; VII: Ré#; VIII: Mi}
Fá= {I: Fá; II: Sol; III: Lá; IV: Lá#; V: Dó; VI: Ré; VII: Mi; VIII: Fá}
Sol={I: Sol; II: Lá; III: Si; IV: Dó; V: Ré; VI: Mi; VII: Fá#; VIII: Sol}
Lá= {I: Lá; II: Si; III: Dó#; IV: Ré; V: Mi; VI: Fá#; VII: Sol#; VIII: Lá}
Si= {I: Si; II: Dó#; III: Ré#; IV: Mi; V: Fá#; VI: Sol#; VII: Lá#; VIII: Si}

A Escala também pode ter sua extensão amplificada, aumentando suas oitavas para mais aguda ou ascendente ou descendente e mais grave.

Fonte: Autor: Ícaro J. S. R. https://socifrasgospel.com/2009/01/aprender-estudar-o-que-escala-musical.html . É permitida a cópia desde que citado o autor e link da mesma.

Postar um comentário

0 Comentários